Você sabe pra que serve esse pedaço de borracha que fica na alça da sua câmera?

Quem usa Canon com certeza já deve ter percebido que na alça da sua câmera bem perto da aonde ela é fixada existe um pedaço de borracha, mais você sabe por que ele está ali e pra que ele serve?

Tampa-do-visor-viewfinder-capa

Essa borracha é a tampa do Viewfinder (também conhecido como visor) aquele que provavelmente você olha para tirar as fotos =)

Tampa-do-visor-viewfinder-visor-viewfinder-1024x768

Tampa-do-visor-viewfinder-cordinha-detalhe-1024x768

Tá, mas por que eu vou querer fechar ele?

Imagine uma situação em que o ambiente estiver muito escuro, e você quiser fazer uma foto com longa exposição… Neste caso, qualquer fonte de luz que entrar na câmera será capturado pelo sensor da câmera, já que o obturador estará aberto por bastante tempo.

Um exemplo de foto com longa exposição é uma foto dessas:

Tampa-do-visor-viewfinder-foto-noturna-1024x683

Como o obturador fica aberto por bastante tempo e o ambiente é muito escuro, uma forma de fazer com que as luzes sejam capturadas pelo sensor é aumentar o ISO. E uma consequência disso é que o sensor vai capturar mais facilmente as luzes que a gente quer (no caso as estrelas) e também alguma luz indesejável, estragando a foto.

Como normalmente o visor viewfinder fica sempre “aberto”, porque não dá para fechá-lo, inventaram essa tampa do visor viewfinder para você encaixar e não deixar que nenhuma luz que esteja atrás da câmera entre e estrague a foto.

 

Como se encaixa a tampa do Visor Viewfinder

Primeiro precisamos tirar essa peça, onde encostamos nossa pálpebra para olhar através do visor viewfinder. É só puxar para cima que ela sai, ela é só encaixada:
Tampa-do-visor-viewfinder-peça-1024x768

E no lugar desta peça a gente encaixa, do mesmo jeito, de cima para baixo, a tampa do visor fiewfinder! Nem precisa tirar da cordinha da câmera, veja só:

Tampa-do-visor-viewfinder-traseira-1024x768

Aposto que essa você não sabia!

Imagens e Fonte da Matéria: Blog Fotografar Bem.

Sobre Felipe Loss

Felipe Loss, 26 Anos. Fotógrafo
Estuda Análises de Sistemas na UTFPR e desde de pequeno é fascinado por fotografia.Começou a fotografar 2007 e desde então é apaixonado por fotografia, câmeras e Técnicas de iluminação. Mais em Instagram do Felipe Loss

3 Comentários


  1. Admito que não sabia, comprei uma canon t6 estes dias e estava crente que era pra prender a tampa da lente, e aqui estava eu pesquisando depois que não achei nenhum jeito de prende-la.

    Responder
  2. Josemberg Júnior

    Tenho apenas um dia com a câmera, algumas horas na verdade, mas desde que “bati o olho”, jurava que era um ‘porta cartão’, para vc ter um sempre a mão… Na verdade até entra e fica firme um SD (eu pensei e testei kkkk).

    Responder
  3. Josemberg Júnior

    Curiosidade Muito boa, realmente ajudou a demais. Parabéns pela informação!
    Isso é algo até um pouco difícil de pesquisar, a gente sequer sabe o nome muitas vezes. Achei pelas fotos do Google.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *